Buscar:


Dicas de Reciclagem
Reciclagem do Oléo de fritura usado.
14/09/2009
 
                      Reciclagem do Oléo de fritura usado.                

Óleo cidadania
 

Não despeje no ralo o óleo de fritura usado você já sabe dos prejuízos que viro no futuro. adote a prática de separar o óleo num vasilhame descartável e o encaminhe para reciclagem.
É muito fácil quando o vasilhame estiver cheio aproveite a oportunidade para leva-lo a um dos postos de coleta (ECOPONTOS) espalhados pela cidade.
O trabalho do reaproveitamento do óleo além de preservar o meio ambiente pode gerar renda e novos postos de trabalho, assim como acontece com o lixo reciclado.
O óleo de fritura usado despejado no raio da pia ou direto no ambiente pe uma atitude costumeira e muitas vezes inconsciente, cujo prejuízo, a não ser pelo mau cheiro, não são percebidos de imediato.Uma demonstração de consciência e respeito ao meio ambiente é o trabalho de separação e destinação adequada do óleo de cozinha usada. Mas esta prática só pode dar certo se fizemos parte de uma rede de pessoas preocupadas em fazer a diferença.

Você sabia....


...que cada 1 litro de óleo de fritura jogado no ralo pode poluir 
   o equivalente a 25 mil litros de água em rios, poços e lagos?
...que este óleo jogado na pia ou na privada vai se acumulando
   rapidamente na tabulação até entupir pó completo o encanamento
   de casas e prédios, inclusive a rede da sabesp?
...que quanto mais se gasta com a despoluição ou 
   com a manutenção da rede da sabesp mais cara será a tarifa da água?
...que somente2,5% do óleo de fritura usado hoje é reciclado?


QUE TAL APROVEITAR O ÓLEO DE COZINHA USANDO PARA FAZER SABÃO?



É recomendado usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura, pois a soda cáustica pode causar queimaduras na pele. Confira as receitas: 
 
Receita 1 


- 5 litros de óleo de cozinha usado
- 2 litros de água
- 200 mililitros de amaciante
- 1 quilo de soda cáustica em escama 
Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte. 


Receita 2  com aroma 



- 4 litros de óleo comestível usado
- 2 litros de água
- ½ copo de sabão em pó
- 1 kg de soda cáustica
- 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto 



Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte. 


"O ideal é colocar esse óleo que não será mais usado em uma garrafa pet, aquelas de refrigerante, e encaminhar para a reciclagem. Atualmente, ONGs e empresas desenvolvem projetos de reutilização do óleo de cozinha, o que é bom para a economia e para a saúde do nosso planeta", afirma Daysiellen. 


Quem quiser produzir sabão em quantidades maiores pode fazer parcerias com pastelarias e barracas de pastel da feira, para colher o óleo que normalmente é jogado fora e doar para que seja transformado em sabão de boa qualidade.



Pronto, já pode utilizar em casa.

Voltar



Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados JCEOS Tecnologia: W2N - Soluções Web